sexta-feira, 27 de maio de 2011

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ FELICIANO FERREIRA
DIRETORA: ELIZÂNGELA SILVA PEREIRA CASTRO
COORDENADORA: IRENE ARAÚJO DE ALCÂNTARA
PROFESSORA: LUCILENE APARECIDA DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
ALUNOS ENVOLVIDOS: 6º A0 9º ANO
CRONOGRAMA: 30 DIAS (15 AULAS)

PROJETO “CONHECENDO UM POUCO OS POVOS ÍNDIGENAS”

Justificativa

A finalidade da elaboração e execução deste projeto tem em vista que estamos perdendo um pouco da nossa cultura. E sendo o “Índio” parte integrante das nossas origens e grande influência no nosso modo de vida, irá estudá-los para conhecer os povos que habitavam e habitam nosso continente, nosso país e nosso estado e quais as influências que estes povos tiveram ao longo da história em nossos costumes. Para tanto, de acordo com as matrizes de habilidades escolares, estabeleceremos uma divisão de estudo para que os alunos de 6º ao 9º ano possam participar sem, no entanto se esgotarem os assuntos tanto para um quanto para o outro. O 6º ficará com a definição dos povos indígenas (quem são como vivem), o 7º ano trabalhará os povos indígenas que habitaram e habitam atualmente em Goiás, o 8º ano pesquisará sobre os povos indígenas pré-colombianos que habitavam a América Latina e o 9º ano terão a missão de identificar os povos indígenas que vivem em nosso país e informar se suas áreas são demarcadas ou não e pesquisar sobre as leis indígenas.

Objetivos

Definir o que é um Índio; Estudar como vivem os índios;
Pesquisar quais povos indígenas habitava em Goiás na época de seu desbravamento; Identificar os povos indígenas que habitam em Goiás atualmente;
Citar quais eram povos indígenas que viviam na América Latina;
Localizar as áreas que eram povoadas por povos indígenas pré-colombianos na América Latina;
Buscar mais informações acerca dos povos indígenas pré-colombianos;
Relacionar os povos indígenas que vivem no Brasil;
Apresentar os povos indígenas que habitam cada uma das regiões brasileiras; Ilustrar as áreas demarcadas existentes em nosso país.
Apresentar algumas das leis que aparam os povos indígenas.

Atividades

Fazer levantamento prévio do conhecimento que os alunos já possuem sobre o tema; Realizar leituras de textos a respeito do assunto em estudo; Assistir a Dvds sobre o tema; Realizar pesquisas acerca do tema; Elaborar trabalhos escritos com as informações colhidas em suas pesquisas; Confeccionar mapas de acordo com o que for solicitado; Confeccionar cartazes com as informações consideradas primordiais; Apresentar trabalhos oralmente e coletivamente; Realizar o encerramento do projeto com textos e músicas que retratem a vida e a cultura dos povos indígenas Estratégias De acordo com o que está sendo estudado é que será feita a abordagem do tema do projeto. No 6º ano, por exemplo, será feito um levantamento prévio acerca dos conhecimentos que eles já possuem sobre os índios, embasados no que já estudaram anteriormente e em conhecimentos repassados pela mídia, para em seguida começar as leituras e pesquisas individuais. E a seguir serão confeccionados em grupos os cartazes com as informações coletadas. O 7º ano assistirá ao vídeo “O Goiás de Siron Franco”, que será o pontapé para o início dos trabalhos. A seguir será feita uma abordagem explicativa sobre os índios em Goiás na época de seu desbravamento. Com isso eles em grupos farão pesquisas sobre as comunidades indígenas que existiam e existem em Goiás. Como no 8º ano eles já tem como conteúdo “Os povos indígenas pré-colombianos”, poderão aprofundar seus conhecimentos a respeito desses povos. Até mesmo porque o livro didático traz poucas informações. Para isso, eles serão divididos para pesquisarem e confeccionarem trabalhos escritos sobre os índios que habitavam a América Latina antes da chegada de Cristóvão Colombo. O 9º ano realizará trabalhos escritos em grupos e confeccionará cartazes sobre as tribos indígenas que existem no Brasil. Paralelamente as leituras realizadas e a produção dos trabalhos, serão exibidos para os alunos Dvds sobre alguns temas referentes aos Índios tais como: Quem são, onde vive, línguas faladas, a relação do índio com a natureza, a questão da demarcação das terras indígenas, etc.


Recursos didáticos   

Livro didático; Dvd; Projetor de multimídia; Cartolina; Pincéis atômicos; Vídeo; TV; Internet; Livros velhos; Revistas; Computador; Impressora; Etc.

Avaliação

O aluno será avaliado de forma contínua no interesse e na participação nas discussões realizadas acerca do tema em estudo e na realização de pesquisas, confecções de cartazes e apresentações orais de trabalhos.

Referências

Dvds da TV Escola (Pluralidade Cultural – Índios no Brasil); Internet; Livros; Revistas; Cartazes.
Primeiro passo: assistir aos vídeos no laboratório
Os vídeos foram assistidos com o auxílio do notebook e projetor de mídia.
Trabalhos  confeccionados pelos alunos.
Cartaz utilizado para acrescentar informações e textos produzidos.
Encerramento  dos trabalhos  com  apresentações.
O encerramento contou com a presença de todos os alunos.
Os alunos participantes

Relatório do Dia do Índio.
Foi realizado no dia 19 de abril de 2011, a partir das 9:30 horas em uma das salas de aula da Escola Estadual Dr. José Feliciano Ferreira o encerramento do Projeto “Conhecendo um pouco os povos índigenas”. Neste encerramento os trabalhos foram conduzidos pelas professoras Lucilene Aparecida de Oliveira (autora do projeto) e Sílvia Maria Oliveira de Paula. Tivemos a presença do professor Eduardo Araújo Ayres do Couto e dos alunos do 6º ao 9º ano e a colaboração da dinamizadora Edilei de Souza Ribeiro (como sempre de suma importância). Para iniciar foi cantado o Hino de Goiás, que fala na sua letra do índio em Goiás, que foi tema de trabalho dos alunos do 7º ano. A seguir foi apresentado pelos alunos Thiago e Luciele, do 6 º ano um jogral sobre um pouco do dia a dia dos índios. Para reflexão dos alunos acerca de como o índio trata a natureza foi passado duas vezes “A carta do índio de Seatle” (uma narrada e outra com texto escrito, ambas acompanhadas de belissímos slides). Para homenagear o trabalho realizado pelos alunos do 6º ano, que pesquisaram sobre suas vidas e costumes foi passado no projetor de multimídia o clipe da música “Brincar de índio”. E como no trabalho realizado por um dos grupos de alunos do 8º ano, foi citado os índios que eram canibais, para homenageá-los foi passado o clipe da música “Canibal”. Com relação ao 9º ano, por terem trabalhado, um dos grupos, os direitos dos índios, foi escolhido para homenageá-los o clipe da música “Cachimbo da paz”. Dando continuidade, para reforçar o que já havia sido citado sobre a existência de índios em outros países foi exibido um clipe com uma música tradicional cantada e tocada por índios da América do Norte. Na sequência foi apresentado slides com informações a respeito de como está a população indígena em nosso país, preparado pela professora Sílvia. Ao final, para encerrar os trabalhos, foi exibido um slide com o título “19 de Abril”, com imagens maravilhosas de diversas populações índigenas, que dizia que todo dia deve ser dia de índio, preparado pela dinamizadora Edilei. Encerrando este dia, perguntamos aos alunos se haviam gostado do trabalho realizado, ao que responderam que sim, e agradecemos pela colaboração em estar participando de tais atividades planejadas com tanto tempo e dedicação, pois somente assim teremos a oportunidade e o apoio necessário para estarmos desenvolvendo mais ações como esta.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Professoras Educando e Renovando com as TICS

Desenvolver um bom trabalho é nosso lema.
Quem somos nós.

Somos professoras graduadas em áreas diferentes e que coincidentemente trabalham nas duas escolas estaduais que tem no município. Por incrível que pareça ingressamos na educação em épocas diferentes. A Leninha foi a primeira a trabalhar, em seguida foi a Cláudia, a próxima foi a Lucinha e por último foi a Sílvia Maria. Essas diferenças nos faz trocar inúmeras experiências e adquirir cada vez mais conhecimento.