Cláudia

Atividade 1
Quem sou eu? 
 Sou Cláudia Batista Nery me formei pela UFMT, sou especialista em Psicopedagogia, atualmente leciono na Escola Estadual Dr° José Feliciano Ferreira com as disciplinas de Arte e Educação Religiosa do 6° ao 9° ano do Ensino fundamental e no Colégio Dona Doquinha Ensino Médio com as mesmas disciplinas no período noturno no 1°, 2° e 3° ano, sendo que no período vespertino só com a disciplina Arte.
Procuro atuar em prol de uma educação de qualidade, trabalho em Mato Grosso com alunos da II Fase do I Ciclo. Sempre questiono os docentes envolvendo-os no processo ensino aprendizagem. Procuro diversificar meu trabalho desenvolvendo projeto com os alunos, usando a TV, vídeos, filmes, músicas e no momento utilizo o laboratório de informática como suporte pedagógico.
Acredito no que faço, e faço com prazer, busco aprender proporcionando aos alunos um aprendizado significativo.
HIPERTEXTO
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.

HIPERLINK
Hiperlinké sinônimo de link, hiperlink consiste em links que vão de uma página da Web ou arquivo para outro(a), o ponto de partida para os links, é denominado de hiperlinks.
Segundo Laufer & Scavetta, hipermídia (ou Hipermédia em Portugal) é a reunião de várias mídias num suporte computacional, suportado por sistemas eletrônicos de comunicação. O livro Texte, Hipertexte, Hipermedia, lançado originalmente em francês, faz alusões explícitas ao criador do Hipertexto e da Hipermídia e procura dar uma visão histórica dos fatos relacionados à invenção do conceito. No Brasil um dos primeiros livros lançados sobre o tema foi o do pesquisador André Parente. O livro Imagem-Máquina, editado pela editora 34 em 1993 traz uma série de textos interessantes sobre o assunto. Outros livros não seguiram algumas linhas propostas pela leitura organizada por Parente, mas temos de notar que no Brasil surgiu uma tendência a associar metáforas gregas às definições de hipermídia, o que, diga-se de passagem, não é só uma escolha dos pesquisadores dessa área no Brasil. Contudo, essa tendência não é notada em outros lugares, tendo em vista que a hipermídia vem sendo disseminada no campo interdisciplinar da literatura, da escrita criativa e da computação em países como Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e França e produzindo resultados interessantes no âmbito da experimentação do que Ted Felipos prenunciou.






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Desejo a todos os alunos do curso as TICs!


segunda-feira, 6 de junho de 2011
Trabalho de arte desenvolvido no LIE.
O trabalho, escolhido para postar, foi realizado pelos alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Dona Doquinha do turno vespertino. Sendo que o tema abordado foi a Arte no século XX. Dentre os estilos trabalhados: Cubismo, Fovismo, Abstracionismo, Dadaísmo, Surrealismo, Op Art, Pop Art e Novas Tendências. Foram trabalhados com o objetivo de retratar a época e refletir os traços que perduram até nossos dias.
No critério de seleção para execução do trabalho foi feito sorteio e grupos para escolha dos estilos. A partir daí, os alunos foram pesquisar no Laboratório de Informática – LIE, onde foram explorados vários recursos disponíveis como: computador, máquina fotográfica, data show e sites diversos.
Foram feitos slides para apresentação de seminário e realizaram a reeleitura de algumas obras que ficarão expostas no pátio da escola.
Ressaltando que outro objetivo dessas aulas é que os alunos saibam distinguir os diferentes estilos, obras, artistas que se destacaram e destacam até os dias atuais.


Aluna mostrando seus slides.


Grupos escolhendo imagens.


Ainda na fase da pesquisa.


Alunos preparando seus slides.


A professora também ajuda!


Alguns já fazem slides sozinhos!


Dá pra perceber como eles gostam de trabalhar assim.